quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Projeto Protagonistas do futuro

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF “PROF. SONIA PEREIRA DA SILVA ALMEIDA”
Rua dos Alfaiates, 321 – Novo Horizonte
São José dos Campos /SP Tel. (12) 39094020/ 39073355


               PROJETO PROTAGONISTAS DO FUTURO 

 Responsáveis: Professora Sandra Regina de Sousa Dinamarco
Professora Paula  Alves Siqueira Fraga
Orientador Educacional Marcelo Augusto Ribeiro

São José dos Campos
2007 a 2015




PROJETO

Nome do Projeto: Protagonistas do futuro

Público alvo: 4º ao 9º ano do Ensino Fundamental
Duração dos trabalhos:  Durante o ano letivo
Responsáveis: Sandra Regina de Sousa Dinamarco Paula Alves e Marcelo Augusto Ribeiro

JUSTIFICATIVA:

O espaço escolar deve ser utilizado para formar o estudante como agente transformador, ampliando a capacidade de ser protagonista do presente e do futuro, para construir uma sociedade melhor.
O PROTAGONISMO, ensinado, construído com a criança na escola, ajuda a  formar futuros cidadãos,   agentes, indivíduos  transformadores no ambiente em que estão inseridos, aptos a trilhar pelos caminhos incertos de um mundo sem fronteiras.
O protagonismo, por meio da participação criativa, construtiva e solidária, torna o estudante responsável, compromissado com o outro, principalmente porque não existe protagonismo sem a construção e o respeito às regras.
A força do protagonismo emerge da iniciativa do próprio estudante, da expressão de liberdade e de um compromisso social.
Assim, essas relações são fundadas em princípios democráticos, em que se pressupõe a não submissão à um único líder, mas a rotatividade de papéis, de lideranças, além de uma estrutura com certo grau de tolerância às diferenças.
O protagonismo transformador é uma das características necessárias para que as crianças possam fazer a diferença no ambiente em que estão inseridas, poderão promover mudanças positivas, podendo arriscar, identificando oportunidades e tomando iniciativas.
São raros os momentos em que as crianças podem contribuir com o mundo que a cerca, no projeto protagonista ela recebe liberdade, respeito e responsabilidade e pode fazer a diferença. Os adultos sempre estão no comando, determinando quando e o que fazer, muitas vezes sem ao menos ouvi-las. Elas necessitam de momentos com experiências prazerosas, liberdade para experienciar, trocas construtivas, trabalhos em grupo, que contribuirá com o conhecimento de seus talentos e das suas capacidades, 
A sociedade vem passando por grandes transformações, os estudantes de hoje não conseguem aprender igual aos de antigamente, a escola necessita mudar sua maneira de ensinar, é necessário criar momentos onde os estudantes possam sair da sala de aula, ficarem livres das paredes, das carteiras e cadeiras, dos objetos limitadores do movimento. A escola deve se tornar uma escola “viva” a criança deve ter objetivos, debater, questionar, ser curiosa e investigar, pesquisar,  pensar  e repensar  em soluções, criar  possibilidades,  serem conscientes para que possam saber como resolver e tomar decisões
O educador deve proporcionar, mediar momentos para desenvolver  um estudante protagonista do futuro. 
Buscando uma educação que vai além dos conteúdos estudados por cada ano, e acreditando que os estudantes conseguem entender e agir sobre o mundo a sua volta, propomos o projeto Protagonistas do Futuro na nossa escola.





OBJETIVO GERAL:

Incentivar a criança e o adolescente a ser o protagonista da escola e do seu futuro




OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  • Tornar o aluno autônomo nas decisões da sala de aula.
                                                  
  • Formar no aluno a consciência da responsabilidade pela sua aprendizagem.

  • Trabalhar a co-responsabilidade e o respeito entre alunos x alunos, alunos e professores, alunos e equipe de liderança.
                                                    
  • Aprender a trabalhar em grupo lidando com as diferenças de cada um.

  • Oportunizar espaço para que os alunos mostrem seus talentos e habilidades escondidos.


  • Tornar o aluno consciente do seu dever com relação com o cumprimento das suas responsabilidades e ciente do seu direito de ter uma excelente aula.
                                                    
  • Garantir a participação ativa, dando voz e vez a todos os alunos na sala de aula.                                                                                                        

  • Criar espaço para a criatividade dos alunos.
                                                   



ESTRATÉGIAS:

             Criação e montagem de 5 grupos na sala de aula que assumirão as atividades; as mesmas serão alternadas durante o ano letivo, a cada bimestre, por entre os grupos da sala, que terão assim garantido o acesso ao conhecimento por diferentes pontos de vista. Cada sala de aula terá os 5 grupos que serão monitoradas pelos: Professor de sala de leitura, Orientador Educacional e professor responsável.
            O professor responsável terá a incumbência de entregar o anexo 2 para as equipes responderem no final de cada bimestre. O objetivo é ter o controle dos trabalhos e de como os grupos estão caminhando.


Sugestões de atividades por grupos – ANOS INICIAIS

EVENTOS:
·         Preparar atividades para a entrada do período.
·         Preparar campeonato de tabuadas.
·         Gincana de Ciências do conteúdo trabalhado.
·         Organizar as apresentações dos grupos, na Sala de leitura.
·         Observar mural de aniversariantes e cantar parabéns para os colegas, professora, estagiária.
·         Ajudar a organizar festas de final de semestre.

LITERATURA:
·         Ajudar na Sala de leitura.
·         Ajudar a organizar os livros na Sala de aula.
·         Entregar carteirinha para os colegas emprestarem o livro.
·         Observar se eles estão colocando o livro no local correto para a professora da Sala de leitura registrar e carimbar.
·         Entregar os livros para empréstimo, na Sala de Leitura.
·         Organizar os livros que os alunos entregaram, nas prateleiras.
·         Entregar bilhete para aluno que esqueceu livro.
·         Cobrar o livro dos alunos que esqueceram e levá-los a Sala de leitura.

JORNALISMO:
·         Montar mural de aniversariantes da sala, alunos, professora e estagiária, para sua sala e Sala de Leitura.
·         Fazer cartão para entregar para os aniversariantes.
·         Montar o jornal mural da Sala de Leitura e da escola.
·         Fazer jornal contando as coisas que aconteceu na sua sala, assuntos atuais, pesquisas temáticas, curiosidades, avisos reportagens, etc.
·         Apresentar um jornal falado trazendo a somatória das notícias do mês.
·         Divulgar pesquisas feitas pelos outros grupos, colocando os nomes de quem fez a pesquisa e do grupo.
PATRIMÓNIO:
·         Elaborar cartazes e faixas sobre conscientização do cuidado, zelo pelas coisas da escola.
·         Observar os intervalos da sua sala, conversando com o estudante que jogar papel no chão; que deixar prato, talher, copo, lixo nas mesas ou fora do lugar combinado.
·         No final da aula na Sala de leitura, pedir para os alunos organizarem as cadeiras.
·         Na sala de aula, observar no início da aula se o chão da sala está limpo e passar olhando as carteiras. No final da aula observar novamente e pedir para os estudantes deixarem a sala como encontraram.
·         Ajudar a professora a organizar a lista da limpeza.

S.O.S. Natureza:
·         Ajudar a professora da Sala de leitura, durante a Trilha da Nascente(que será realizada uma vez por estação do ano.
·         Tomar conta do Almanaque da Trilha da Nascente e registrar as atividades desenvolvidas.
·         Observar a árvore da sala uma vez por mês e a área da nascente, com a professora da Sala de leitura, e passar o que foi observado para os colegas de classe.
·         Quando tiver atividades da Trilha da Nascente, cobrar, recolher e entregar para a professora da Sala de leitura.
·         Pesquisar sobre a árvore da sala e apresentar para a sal durante a Sala de leitura. Passar material pesquisado, com os nomes do grupo S.O.S, para o jornalismo divulgar a pesquisa.


 SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA OS GRUPOS – ANOS FINAIS

  •  Monitoria Anos inicias/ Eventos: - Preparar atividades a serem desenvolvidas no horário do intervalo dos anos iniciais como: jogos, bater corda, canto da leitura, pingue-pongue, etc;
- auxiliar na organização de eventos realizados na escola ex: Gincana Literária, Festa Junina, etc.

  • de Literatura: Preparar atividades de literatura como: exibição de vídeo-filmes nacionais, apresentar dança, música, seminário poético, estudo de autores, café poético, texto literário, jogos, campeonatos, datas comemorativas, gincanas, café da manhã.
 Angariar, escolher, organizar e manter em ordem os livros e revistas, para leitura em sala de aula; apoiar a professora de sala de leitura no empréstimo de livros e com a organização dos cadernos de registro (Diário do Leitor Viajante).
                                                                  
  • de Jornalismo: Montar o jornal mural com notícias atuais, pesquisas temáticas, reportagens sobre cantores e músicos, curiosidades, avisos, aniversariantes do mês, entrevistas com ex-alunos da nossa escola para divulgar a biografia, etc.

·         de Patrimônio: Elaborar cartazes e faixas sobre conscientização do zelo pelo nosso patrimônio; zelar pelo patrimônio da sala de aula e da escola: organizando as carteiras e fiscalizar a limpeza das salas; cuidar para a separação do lixo reciclável da sala; manter em ordem e cuidar da manutenção do material de limpeza: vassoura, lixo, etc; fazer a decoração da sala ou montagem de murais (quando solicitados pelos professores); dar apoio em distribuir, recolher e manter em ordem os livros didáticos de sala de aula, cuidar para que não falte nenhum e guardá-los em ordem numérica no armário da sala.
·         SOS Natureza: Fiscalizar a limpeza da área da nascente, promover campanhas sobre preservação do meio ambiente, produzir vídeos, apoiar no cuidado com as árvores da escola, cuidar da horta escolar, etc.

ANEXO 1:  Cada grupo terá sua organização de presidente a gráfico

FUNÇÕES A SEREM DESEMPENHADAS NOS GRUPOS  - “Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outros” 1 Pedro 4:10

NÃO APRESENTE JUSTIFICATIVAS E SIM SOLUÇÕES
  
Presidente: Responsável pelo grupo

 - não faltar; participar das reuniões do grupo (reuniões com a finalidade de estudar, fazer pesquisas, elaborar e confeccionar trabalhos);

- verificar as atividades propostas;

- chamar a atenção do grupo; distribuir as atividades propostas;

- zelar pelo bom convívio do grupo, entre si e com os outros; ser amigo de todos;

- tratar com o professor qualquer dúvida;

-agendar com o professor a data das atividades do grupo.

Vice-presidente:

SE O TRABALHO NÃO FOR SEU, TALVEZ A OPORTUNIDADE SEJA A SUA.

- ajudar o presidente a desempenhar as atividades e participar das atividades propostas;

- agendar, agilizar e viabilizar reuniões com o grupo.

Secretário (a) e vice-secretário (a)

LEMBRE-SE: A PESSOA SÓ AJUDARÁ SE VOCÊ ESTIVER CORRENDO NA DIREÇÃO CERTA

- passar os avisos ao grupo;
- fazer relatório – em pequeno caderno – das atividades apresentadas com comentários sobre o comportamento e desenvoltura dos elementos da equipe, assim como bons momentos e os desprazeres que o trabalhos proporcionaram-lhes, caderno este que será vistado bimestralmente;

- avisar o grupo do dia das avaliações e atividades, por escrito e com ciente da equipe no caderno de controle;

- verificar o motivo das possíveis faltas de integrantes da equipe e propor ações;

- fazer escala dos ajudantes de sala.


Tesoureiro

IDÉIAS SE TRANSFORMAM EM FORTUNAS: AS IDÉIAS BOAS NÃO TÊM PREÇO E SIM QUALIDADE

- relacionar o material a ser usado pela equipe e viabiliza-lo;

- pesquisar o preço e dividir o valor entre todos da equipe;

- cobrar dos colegas a quantia necessária e comprar o material;

- providenciar o que for necessário;

- prestar contas ao Vice-presidente.

Relações públicas

VOCÊ ESTÁ ESPERANDO QUE O SUCESSO CHEGUE, OU VAI SAIR PARA DESCOBRIR ONDE ELE ESTÁ SE ESCONDENDO.

- avisar a sala sobre as atividades do grupo a serem apresentadas, elaborar cartaz para a divulgação;

-quando atividade for extra-classe (pátio, quadra, etc), ou necessitar de algum recurso indisponível em sala, conversar com a coordenação e direção;
- manter contato com a direção, professores, grêmio e outros relações públicas;

- fazer pesquisas quando os grupos necessitarem.

Redator

DESENVOLVA UMA INSPIRAÇÃO POR ALGO QUE VOCÊ ACHA INTERESSANTE.

-verificar se o caderno de controle da secretária está em dia rubricando-o semanalmente;

-elaborar junto com a secretária uma síntese dos trabalhos do mês;

-cobrar dos outros elementos do grupo a elaboração de uma auto-avaliação no final do bimestre, que deverá ser feita no caderno de controle;

-pesquisar textos, poesias, pensamentos para o enriquecimento do caderno;

-digitar textos

Gráfico

VOCÊ PODE FAZER QUALQUER COISA SE ACREDITAR NISSO

-esquematizar junto à secretária o caderno de Controle, cuidando para uma boa organização e apresentação;

-redigir cartazes;

-ilustrar (desenhos, figuras...) o caderno de controle e os cartazes do grupo.

Suplentes

TODO PROBLEMA TRAZ CONSIGO A SEMENTE DA SOLUÇÃO

-Verificar o caderno de atividades de sala dos elementos do seu grupo cuidando para que todos tenham as atividades propostas em dia;

-quando algum elemento do grupo faltar, providenciar os trabalhos de sala e as informações relevantes para este colega;

-anotar no Caderno de Controle, com a secretária, no capítulo Diário do Grupo, quando um elemento do grupo não trabalhar em sala, quando houver uma reincidência, levar o problema ao Presidente e junto com ele propor uma solução e anotar a ação e o resultado no caderno;

-verificar pichações nas careiras do seu grupo;

-ajudar a apresentar as atividades;

-ajudar os outros elementos do grupo.

AVALIAÇÃO:

            Mensalmente o grupo se reunirá para fazer uma auto-avaliação e cada componente será avaliado e avaliará o colega no seu percurso escolar e atitudes demonstradas durante o trabalho desenvolvido no grupo e na sala de aula, através de uma relatório mensa,l dado pelo professor responsável da sala. O mesmo ficará responsável por entregá-lo aos grupos e recolhê-lo.













ANEXO 2:
RELATÓRIO DOS GRUPOS DO MÊS  DE _______________.

Grupo:_________________________________________________
Ano:______ Turma:________

1. Relate as atividades apresentadas pelo seu grupo no mês de __________, ou justifique a não apresentação.
Ø  Coloque as datas e o que foi apresentado.

2. Relate as atividades feitas por cada um dos integrantes e seus cargos.

Presidente: __________________
Vice-presidente:______________
Secretário(a):________________
Tesoureiro(a):________________
Relações Públicas:_____________
Redator:_____________________
Suplentes:___________________

3. Relate os problemas surgidos no grupo.

4. Responda:

a)    O grupo participa de todas as atividades na sala de aula?
b)     Senta em grupo nos trabalhos desenvolvidos pelos professores?
c)     Limpa e organiza a sala nas equipes de limpeza estipuladas pelo professor responsável?
d)    Traz material necessário para as aulas de quando os professores requisitam?

5. Fiquem atentos às faltas dos colegas para que não extrapolem e tenham que fazer reposição de aula no bimestre. Relacione os alunos faltosos do seu grupo e justifique suas faltas e avisem o professor responsável para que o mesmo encaminhe para a  Orientação Educacional antes de extrapolar o máximo permitido no mês ou bimestre.

6. Assinatura de todos os integrantes da equipe.

Anexo 3:
Vantagens desse projeto para a escola:

1º Os alunos já estão organizados entre si para os trabalhos em grupo.

2º Os próprios alunos irão monitorar suas faltas e serão co-responsáveis por manter a Orientação Educacional informada das faltas dos colegas de classe, auxiliando o professor de sala de aula.

3º Os próprios alunos irão cobrar a responsabilidade de trazer os materiais necessários para serem desenvolvidos os trabalhos de cada matéria.

4º Os próprios alunos irão tomar consciência de seu comportamento com relação aos colegas, professores e direção.

5ºOs próprios alunos irão controlar a devolução dos livros da Sala de Leitura e materiais da escola (livros didáticos, etc.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário