PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
EMEF
“PROF. SONIA PEREIRA DA SILVA ALMEIDA”
Rua
dos Alfaiates, 321 – Novo Horizonte
São José dos Campos /SP
Tel. (12) 39094020/ 39073355
PROJETO PROTAGONISTAS DO FUTURO
Responsáveis:
Professora Sandra Regina de Sousa Dinamarco
Professora Paula Alves Siqueira Fraga
Orientador
Educacional Marcelo Augusto Ribeiro
São José dos Campos
2007 a 2015
PROJETO
Nome do Projeto: Protagonistas
do futuro
Público
alvo: 4º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
Duração
dos trabalhos: Durante o ano letivo
Responsáveis: Sandra Regina de Sousa Dinamarco
Paula Alves e Marcelo Augusto Ribeiro
JUSTIFICATIVA:
O
espaço escolar deve ser utilizado para formar o estudante como agente
transformador, ampliando a capacidade de ser protagonista do presente e do
futuro, para construir uma sociedade melhor.
O
PROTAGONISMO, ensinado, construído com a criança na escola, ajuda a formar futuros cidadãos, agentes, indivíduos transformadores no ambiente em que estão
inseridos, aptos a trilhar pelos caminhos incertos de um mundo sem fronteiras.
O
protagonismo, por meio da participação criativa, construtiva e solidária, torna
o estudante responsável, compromissado com o outro, principalmente porque não
existe protagonismo sem a construção e o respeito às regras.
A
força do protagonismo emerge da iniciativa do próprio estudante, da expressão
de liberdade e de um compromisso social.
Assim,
essas relações são fundadas em princípios democráticos, em que se pressupõe a
não submissão à um único líder, mas a rotatividade de papéis, de lideranças,
além de uma estrutura com certo grau de tolerância às diferenças.
O
protagonismo transformador é uma das características necessárias para que as
crianças possam fazer a diferença no ambiente em que estão inseridas, poderão
promover mudanças positivas, podendo arriscar, identificando oportunidades e
tomando iniciativas.
São
raros os momentos em que as crianças podem contribuir com o mundo que a cerca,
no projeto protagonista ela recebe liberdade, respeito e responsabilidade e
pode fazer a diferença. Os adultos sempre estão no comando, determinando quando
e o que fazer, muitas vezes sem ao menos ouvi-las. Elas necessitam de momentos
com experiências prazerosas, liberdade para experienciar, trocas construtivas,
trabalhos em grupo, que contribuirá com o conhecimento de seus talentos e das
suas capacidades,
A
sociedade vem passando por grandes transformações, os estudantes de hoje não conseguem
aprender igual aos de antigamente, a escola necessita mudar sua maneira de
ensinar, é necessário criar momentos onde os estudantes possam sair da sala de
aula, ficarem livres das paredes, das carteiras e cadeiras, dos objetos
limitadores do movimento. A escola deve se tornar uma escola “viva” a criança
deve ter objetivos, debater, questionar, ser curiosa e investigar,
pesquisar, pensar e repensar
em soluções, criar
possibilidades, serem conscientes
para que possam saber como resolver e tomar decisões
O
educador deve proporcionar, mediar momentos para desenvolver um estudante protagonista do futuro.
Buscando uma educação que vai além dos conteúdos estudados
por cada ano, e acreditando que os estudantes conseguem entender e agir sobre o
mundo a sua volta, propomos o projeto Protagonistas do Futuro
na nossa escola.
OBJETIVO GERAL:
Incentivar a criança e o adolescente a ser o protagonista da escola e do seu
futuro
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- Tornar
o aluno autônomo nas decisões da sala de aula.
- Formar
no aluno a consciência da responsabilidade pela sua aprendizagem.
- Trabalhar
a co-responsabilidade e o respeito entre alunos x alunos, alunos e professores,
alunos e equipe de liderança.
- Aprender
a trabalhar em grupo lidando com as diferenças de cada um.
- Oportunizar
espaço para que os alunos mostrem seus talentos e habilidades escondidos.
- Tornar
o aluno consciente do seu dever com relação com o cumprimento das suas
responsabilidades e ciente do seu direito de ter uma excelente aula.
- Garantir
a participação ativa, dando voz e vez a todos os alunos na sala de aula.
- Criar
espaço para a criatividade dos alunos.
ESTRATÉGIAS:
Criação
e montagem de 5 grupos na sala de aula que assumirão as atividades; as mesmas
serão alternadas durante o ano letivo, a cada bimestre, por entre os grupos da
sala, que terão assim garantido o acesso ao conhecimento por diferentes pontos
de vista. Cada sala de aula terá os 5 grupos que serão monitoradas pelos:
Professor de sala de leitura, Orientador Educacional e professor responsável.
O
professor responsável terá a incumbência de entregar o anexo 2 para as equipes responderem
no final de cada bimestre. O objetivo é ter o controle dos trabalhos e de como
os grupos estão caminhando.
Sugestões
de atividades por grupos – ANOS INICIAIS
EVENTOS:
·
Preparar
atividades para a entrada do período.
·
Preparar
campeonato de tabuadas.
·
Gincana
de Ciências do conteúdo trabalhado.
·
Organizar
as apresentações dos grupos, na Sala de leitura.
·
Observar
mural de aniversariantes e cantar parabéns para os colegas, professora,
estagiária.
·
Ajudar
a organizar festas de final de semestre.
LITERATURA:
·
Ajudar
na Sala de leitura.
·
Ajudar
a organizar os livros na Sala de aula.
·
Entregar
carteirinha para os colegas emprestarem o livro.
·
Observar
se eles estão colocando o livro no local correto para a professora da Sala de
leitura registrar e carimbar.
·
Entregar
os livros para empréstimo, na Sala de Leitura.
·
Organizar
os livros que os alunos entregaram, nas prateleiras.
·
Entregar
bilhete para aluno que esqueceu livro.
·
Cobrar
o livro dos alunos que esqueceram e levá-los a Sala de leitura.
JORNALISMO:
·
Montar
mural de aniversariantes da sala, alunos, professora e estagiária, para sua
sala e Sala de Leitura.
·
Fazer
cartão para entregar para os aniversariantes.
·
Montar
o jornal mural da Sala de Leitura e da escola.
·
Fazer
jornal contando as coisas que aconteceu na sua sala, assuntos atuais, pesquisas
temáticas, curiosidades, avisos reportagens, etc.
·
Apresentar
um jornal falado trazendo a somatória das notícias do mês.
·
Divulgar
pesquisas feitas pelos outros grupos, colocando os nomes de quem fez a pesquisa
e do grupo.
PATRIMÓNIO:
·
Elaborar
cartazes e faixas sobre conscientização do cuidado, zelo pelas coisas da
escola.
·
Observar
os intervalos da sua sala, conversando com o estudante que jogar papel no chão;
que deixar prato, talher, copo, lixo nas mesas ou fora do lugar combinado.
·
No
final da aula na Sala de leitura, pedir para os alunos organizarem as cadeiras.
·
Na
sala de aula, observar no início da aula se o chão da sala está limpo e passar
olhando as carteiras. No final da aula observar novamente e pedir para os
estudantes deixarem a sala como encontraram.
·
Ajudar
a professora a organizar a lista da limpeza.
S.O.S.
Natureza:
·
Ajudar
a professora da Sala de leitura, durante a Trilha da Nascente(que será
realizada uma vez por estação do ano.
·
Tomar
conta do Almanaque da Trilha da Nascente e registrar as atividades
desenvolvidas.
·
Observar
a árvore da sala uma vez por mês e a área da nascente, com a professora da Sala
de leitura, e passar o que foi observado para os colegas de classe.
·
Quando
tiver atividades da Trilha da Nascente, cobrar, recolher e entregar para a
professora da Sala de leitura.
·
Pesquisar
sobre a árvore da sala e apresentar para a sal durante a Sala de leitura.
Passar material pesquisado, com os nomes do grupo S.O.S, para o jornalismo
divulgar a pesquisa.
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA OS GRUPOS – ANOS
FINAIS
- Monitoria Anos inicias/ Eventos: - Preparar atividades a serem
desenvolvidas no horário do intervalo dos anos iniciais como: jogos, bater
corda, canto da leitura, pingue-pongue, etc;
- auxiliar na organização
de eventos realizados na escola ex: Gincana Literária, Festa Junina, etc.
- de Literatura: Preparar atividades de
literatura como: exibição de vídeo-filmes nacionais, apresentar dança,
música, seminário poético, estudo de autores, café poético, texto
literário, jogos, campeonatos, datas comemorativas, gincanas, café da
manhã.
Angariar, escolher, organizar e manter em
ordem os livros e revistas, para leitura em sala de aula; apoiar a professora
de sala de leitura no empréstimo de livros e com a organização dos cadernos de
registro (Diário do Leitor Viajante).
- de Jornalismo: Montar o jornal mural com
notícias atuais, pesquisas temáticas, reportagens sobre cantores e
músicos, curiosidades, avisos, aniversariantes do mês, entrevistas com
ex-alunos da nossa escola para divulgar a biografia, etc.
·
de Patrimônio: Elaborar cartazes e faixas sobre
conscientização do zelo pelo nosso patrimônio; zelar pelo patrimônio da sala de
aula e da escola: organizando as carteiras e fiscalizar a limpeza das salas; cuidar
para a separação do lixo reciclável da sala; manter em ordem e cuidar da manutenção
do material de limpeza: vassoura, lixo, etc; fazer a decoração da sala ou
montagem de murais (quando solicitados pelos professores); dar apoio em distribuir,
recolher e manter em ordem os livros didáticos de sala de aula, cuidar para que
não falte nenhum e guardá-los em ordem numérica no armário da sala.
·
SOS Natureza: Fiscalizar a limpeza da área da
nascente, promover campanhas sobre preservação do meio ambiente, produzir
vídeos, apoiar no cuidado com as árvores da escola, cuidar da horta escolar,
etc.
ANEXO
1: Cada grupo terá sua organização de
presidente a gráfico
FUNÇÕES A SEREM DESEMPENHADAS NOS GRUPOS - “Cada
um exerça o dom que recebeu para servir os outros” 1 Pedro 4:10
NÃO
APRESENTE JUSTIFICATIVAS E SIM SOLUÇÕES
Presidente: Responsável pelo grupo
- não faltar; participar das reuniões do grupo
(reuniões com a finalidade de estudar, fazer pesquisas, elaborar e confeccionar
trabalhos);
- verificar as atividades
propostas;
- chamar a atenção do
grupo; distribuir as atividades propostas;
- zelar pelo bom convívio
do grupo, entre si e com os outros; ser amigo de todos;
- tratar com o professor
qualquer dúvida;
-agendar com o professor a
data das atividades do grupo.
Vice-presidente:
SE O TRABALHO NÃO FOR SEU, TALVEZ A
OPORTUNIDADE SEJA A SUA.
- ajudar o presidente a desempenhar as
atividades e participar das atividades propostas;
- agendar, agilizar e viabilizar
reuniões com o grupo.
Secretário
(a) e vice-secretário (a)
LEMBRE-SE: A PESSOA SÓ AJUDARÁ SE VOCÊ
ESTIVER CORRENDO NA DIREÇÃO CERTA
- passar os avisos ao grupo;
- fazer relatório – em pequeno caderno
– das atividades apresentadas com comentários sobre o comportamento e
desenvoltura dos elementos da equipe, assim como bons momentos e os desprazeres
que o trabalhos proporcionaram-lhes, caderno este que será vistado
bimestralmente;
- avisar o grupo do dia das avaliações
e atividades, por escrito e com ciente da equipe no caderno de controle;
- verificar o motivo das possíveis
faltas de integrantes da equipe e propor ações;
- fazer escala dos ajudantes de sala.
Tesoureiro
IDÉIAS SE TRANSFORMAM EM FORTUNAS: AS
IDÉIAS BOAS NÃO TÊM PREÇO E SIM QUALIDADE
- relacionar o material a ser usado
pela equipe e viabiliza-lo;
- pesquisar o preço e dividir o valor
entre todos da equipe;
- cobrar dos colegas a quantia
necessária e comprar o material;
- providenciar o que for necessário;
- prestar contas ao Vice-presidente.
Relações
públicas
VOCÊ ESTÁ ESPERANDO QUE O SUCESSO
CHEGUE, OU VAI SAIR PARA DESCOBRIR ONDE ELE ESTÁ SE ESCONDENDO.
- avisar a sala sobre as atividades do
grupo a serem apresentadas, elaborar cartaz para a divulgação;
-quando atividade for extra-classe
(pátio, quadra, etc), ou necessitar de algum recurso indisponível em sala,
conversar com a coordenação e direção;
- manter contato com a direção,
professores, grêmio e outros relações públicas;
- fazer pesquisas quando os grupos
necessitarem.
Redator
DESENVOLVA UMA INSPIRAÇÃO POR ALGO QUE
VOCÊ ACHA INTERESSANTE.
-verificar se o caderno de controle da
secretária está em dia rubricando-o semanalmente;
-elaborar junto com a secretária uma
síntese dos trabalhos do mês;
-cobrar dos outros elementos do grupo
a elaboração de uma auto-avaliação no final do bimestre, que deverá ser feita
no caderno de controle;
-pesquisar textos, poesias,
pensamentos para o enriquecimento do caderno;
-digitar textos
Gráfico
VOCÊ PODE FAZER QUALQUER COISA SE
ACREDITAR NISSO
-esquematizar junto à secretária o
caderno de Controle, cuidando para uma boa organização e apresentação;
-redigir cartazes;
-ilustrar (desenhos, figuras...) o
caderno de controle e os cartazes do grupo.
Suplentes
TODO PROBLEMA TRAZ CONSIGO A SEMENTE
DA SOLUÇÃO
-Verificar o caderno de atividades de
sala dos elementos do seu grupo cuidando para que todos tenham as atividades
propostas em dia;
-quando algum elemento do grupo
faltar, providenciar os trabalhos de sala e as informações relevantes para este
colega;
-anotar no Caderno de Controle, com a
secretária, no capítulo Diário do Grupo, quando um elemento do grupo não
trabalhar em sala, quando houver uma reincidência, levar o problema ao
Presidente e junto com ele propor uma solução e anotar a ação e o resultado no
caderno;
-verificar pichações nas careiras do
seu grupo;
-ajudar a apresentar as atividades;
-ajudar os outros elementos do grupo.
AVALIAÇÃO:
Mensalmente
o grupo se reunirá para fazer uma auto-avaliação e cada componente será
avaliado e avaliará o colega no seu percurso escolar e atitudes demonstradas
durante o trabalho desenvolvido no grupo e na sala de aula, através de uma
relatório mensa,l dado pelo professor responsável da sala. O mesmo ficará
responsável por entregá-lo aos grupos e recolhê-lo.
ANEXO
2:
RELATÓRIO
DOS GRUPOS DO MÊS DE _______________.
Grupo:_________________________________________________
Ano:______
Turma:________
1. Relate as atividades apresentadas
pelo seu grupo no mês de __________, ou justifique a não apresentação.
Ø
Coloque
as datas e o que foi apresentado.
2. Relate as atividades feitas por
cada um dos integrantes e seus cargos.
Presidente: __________________
Vice-presidente:______________
Secretário(a):________________
Tesoureiro(a):________________
Relações Públicas:_____________
Redator:_____________________
Suplentes:___________________
3. Relate os problemas surgidos no grupo.
4. Responda:
a)
O
grupo participa de todas as atividades na sala de aula?
b)
Senta em grupo nos trabalhos desenvolvidos
pelos professores?
c)
Limpa e organiza a sala nas equipes de limpeza
estipuladas pelo professor responsável?
d)
Traz
material necessário para as aulas de quando os professores requisitam?
5. Fiquem atentos às faltas dos
colegas para que não extrapolem e tenham que fazer reposição de aula no
bimestre. Relacione os alunos faltosos do seu grupo e justifique suas faltas e
avisem o professor responsável para que o mesmo encaminhe para a Orientação Educacional antes de extrapolar o
máximo permitido no mês ou bimestre.
6. Assinatura de todos os integrantes
da equipe.
Anexo
3:
Vantagens
desse projeto para a escola:
1º
Os alunos já estão organizados entre si para os trabalhos em grupo.
2º
Os próprios alunos irão monitorar suas faltas e serão co-responsáveis por
manter a Orientação Educacional informada das faltas dos colegas de classe,
auxiliando o professor de sala de aula.
3º
Os próprios alunos irão cobrar a responsabilidade de trazer os materiais
necessários para serem desenvolvidos os trabalhos de cada matéria.
4º
Os próprios alunos irão tomar consciência de seu comportamento com relação aos
colegas, professores e direção.
5ºOs
próprios alunos irão controlar a devolução dos livros da Sala de Leitura e
materiais da escola (livros didáticos, etc.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário